VIXPAR CONCLUI PROVA DE CONCEITO COM ECO55



A VIXPar, marca corporativa e consolidadora dos negócios de logística, gestão de frota e mobilidade do Grupo Água Branca, e o ECO55, concluíram nesta quinta-feira (25) os estudos de Prova de Conceito (POC) da solução desenvolvida pela startup para gerenciamento da sustentabilidade da cadeia de suprimentos da empresa.

O desafio de empresas como a VIXPar, formada pelos negócios VIX Logística, Autoport, Servicarga, Let’s, EBEC, V1 e VIVA – VIX Veículos Autônomos, é encontrar um caminho pragmático para medir e operacionalizar as emissões de escopo 3, de entender a sustentabilidade empresarial de cada negócio e de analisar os riscos físicos e econômicos que as mudanças climáticas e a transição ao baixo carbono oferece para a sua cadeia de valor, ao mesmo tempo em que também possam servir de iniciativa de impacto positivo socioambiental.

A solução apresentada pelo ECO55 viabiliza, em uma plataforma digital, que empresas de qualquer porte e maturidade na agenda do clima ou de sustentabilidade, a tecnologia de mensuração e reportagem alinhada aos protocolos globais e, além disso, uma trilha de educação e curadoria de conteúdo para que as empresas possam educar seus times e, de fato, se prepararem para a transição ao baixo carbono.

Para a POC, a solução foi testada em um grupo de fornecedores da VIXPar, de diferentes portes e tamanhos, mas todos do Espírito Santo. “Estabelecemos este critério para entender, já a partir da prova de conceito, um pouco da maturidade do nosso fornecedor e como isso poderia se refletir em uma oportunidade de impacto positivo”, disse Jessica Chieppe, Gerente de Sustentabilidade da VIXPar.

Todo o escopo do projeto, em especial na avaliação de exposição a dados sensíveis e LGPD foram avaliados por todas as áreas da VIXPar. “Através de um questionário estruturado nos padrões internacionais, analisamos mais de 240 pontos em todas as áreas da empresa. Avaliamos a exposição climática de cada negócio na transição ao baixo carbono e entregamos as informações e ferramentas que as empresas precisam para uma trajetória sustentável e resiliente” – disse Guilherme Barbosa, CEO do ECO55.

“Não há dúvidas de que a solução é inovadora e está muito alinhada aos objetivos da empresa. Já estamos discutindo internamente como vamos escalar, a partir desta POC. Mas só o fato de fomentar a inovação de uma startup do clima capixaba é motivo de grande orgulho e um resultado a se destacar em 2023” pontua Letícia Amaral Ruggiero, Head Jurídico, GRC e Sustentabilidade na VIXPar.